Estamos animados em compartilhar a experiência da Professora Schaiane Hasse, da Escola Estadual Historiador Rubens de Mendonça, Cuiabá, com o Projeto ETC da Microkids Tecnologia Educacional. Nesta entrevista, a professora relata como a integração da cultura maker e o uso do Tynker estão transformando a forma como os alunos interagem com a disciplina de Ciências.
Schaiane Hasse nos conta sobre os primeiros passos dos alunos no mundo da programação, suas descobertas e o impacto positivo que essas atividades têm gerado na motivação e no aprendizado dos estudantes. Vamos conhecer mais sobre essa jornada inovadora e inspiradora.
Microkids Tecnologia: Como foi o desenvolvimento dos projetos com os alunos?
Os estudos foram realizados de forma integrada com a disciplina de Ciências. No momento ainda estamos conhecendo o projeto ETC, os alunos estão se familiarizando com o Tynker, já que na nossa escola temos disponíveis os Chromebook. Em um primeiro achei mais interessante que os alunos conhecessem os comandos dentro do Tynker, para que houvesse uma facilidade mais na hora de criar os próprios jogos. As alunas Eloisa Medeiros do 8° e Maria Eloisa Priesnitz do 9° Ano se destacaram na fase inicial.
Schaiane Hasse
Microkids Tecnologia: Durante o processo de diálogo para construção, como foi a interação entre os estudantes?
Os alunos adoraram aprender sobre jogos, já que é uma área que chama muito atenção dessa fase etária.
Schaiane Hasse
Microkids Tecnologia: Durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas, o que foi observado em relação ao interesse e à interação dos alunos com a matéria?
O aluno se torna protagonista de seu próprio aprendizado, tomando a frente e unindo a comunidade ali formada.
Schaiane Hasse
Microkids Tecnologia: E o que foi observado em relação à interação dos estudantes entre eles?
Eles se aproximaram muito durante as aulas, pelo contexto do projeto várias ideias em conjunto já surgiram.
Schaiane Hasse
Microkids Tecnologia: Em relação a serem os protagonistas da ação, criando a tecnologia e não apenas consumidores. Essa autonomia se refletiu no comportamento dos alunos?
Ouve uma empolgação unanime, a tecnologia já faz parte da vida do aluno, porem quando eles se viram aprendendo a programar se sentindo mais confiantes, visto que o contexto chama muita atenção dessa fase da adolescência.
Schaiane Hasse
Microkids Tecnologia: No desenvolvimento do projeto, os temas trabalhados perpassaram os muros da escola?
Em um momento futuro, sim, temos planos de envolver a comunidade, não só para expor, mas para auxiliar os alunos. Porém, nesta fase introdutória, os alunos continuam se adaptando ao meio.
Schaiane Hasse
Microkids Tecnologia: Qual é a importância da tecnologia desenvolvida integrada com as demais disciplinas?
Desperta a interação entre os alunos, torna as aulas mais atrativas, torna o aluno protagonista do próprio aprendizado.
Schaiane Hasse
Microkids Tecnologia: A tecnologia educacional estimula e facilita o aprendizado?
Nossos alunos acreditam saber lidar com a tecnologia, mas, na verdade, eles somente interagem com as redes sociais, não sabem lidar com a IA educacional ou com slides, nem mesmo com aplicativos mais sofisticados. A tecnologia educacional abre um leque de possibilidades, envolvendo o aluno em ferramentas desconhecidas por ele antes. A tecnologia está diretamente associada a uma educação de qualidade e equidade.
Schaiane Hasse
A entrevista com a Professora Schaiane Hasse nos oferece um vislumbre do potencial transformador da tecnologia educacional quando integrada de forma eficaz ao currículo escolar. Os Projetos ETC da Microkids, através do uso do Tynker, está não só despertando o interesse dos alunos pela programação, mas também promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo. A empolgação e o protagonismo dos alunos destacam a importância de preparar nossos jovens para um futuro digital, onde eles não são apenas consumidores, mas criadores de tecnologia. C
ontinuaremos acompanhando essa jornada e compartilhando histórias inspiradoras que demonstram como a educação pode ser enriquecida com o uso inovador da tecnologia.
Professora Schaiane Hasse
Informações à imprensa: imprensa@microkids.com.br
Compartilhe esse conteúdo
Preencha o formulário e entre em contato conosco
Não perca nada! Receba nossas atualizações
Gerir o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.