Microkids | Tecnologia Educacional

Da Teoria à Prática: Estudantes Criam Circuitos Elétricos com Tecnologia Microkids

Na Escola Estadual Historiador Rubens de Mendonça, Cuiabá, cerca de 200 alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio foram orientados a desenvolver o Espaço MK MAKER, pelo professor de Física, Jeozadaque Marcos.

Nossa equipe de imprensa entrou em contato com o Professor Jeozadaque, que prontamente nos atendeu e concedeu uma entrevista, explicando os inúmeros benefícios da cultura maker e dos livros didáticos da Tecnologia Microkids. Confira a entrevista.

Microkids Tecnologia: Quais projetos se destacaram e foram desenvolvidos de forma integrada com quais disciplinas?

Jeozadaque Marcos: O projeto escolhido foi o Jogo do Equilíbrio e foi desenvolvido de forma integrada com a disciplina de Física e Matemática.

Microkids Tecnologia: O que os estudantes construíram com os materiais pedagógicos da Microkids?

Jeozadaque Marcos: Os estudantes construíram um circuito com os materiais MicroKids, e materiais de baixo custo: papelão, papel alumínio, canudo plástico, fita. O objetivo do circuito era percorrer um caminho (forma de ondas) com um anel de papel alumínio sem que o mesmo encostasse no caminho percorrido, caso isso aconteça um LED é acendido e o desafio deve ser reiniciado.

Microkids Tecnologia: De forma geral, quais foram os temas abordados pelos alunos nesses trabalhos?

Jeozadaque Marcos: Os temas abordados compreendem os elementos básicos de um circuito elétrico (fios, fonte, aparelho, botão). Aplicação dos conceitos de corrente elétrica, tensão e resistência; e também o reconhecimento dos componentes elétricos, como, por exemplo, a polaridade do LED e da bateria, para a correta montagem do circuito.

Microkids Tecnologia:Durante o processo de diálogo para construção como foi a interação entre os estudantes?

Jeozadaque Marcos: A aprendizagem aconteceu de maneira colaborativa e divertida entre os estudantes, percebeu-se a colaboração e cooperação entre as duplas. Essa colaboração aconteceu de maneira natural, os estudantes se mostraram proativos no processo. Evidenciando, dessa forma, a autonomia de aprendizado e também oportunizando a aprendizagem por descoberta. O professor também teve em vista estimular a participação das meninas, em algumas turmas elas se mostraram, mas distantes do momento da aula, contudo, aproximaram e também fizeram. Em outra turma, do segundo ano, a situação foi inversa: as mulheres tomaram partido dos componentes e foram a maioria na construção do circuito.

Microkids Tecnologia: Durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas, o que foi observado em relação ao interesse e à interação dos alunos com a matéria?

De modo geral o interesse aumentou, a cultura maker proporciona esse engajamento dos estudantes.

Microkids Tecnologia: Em relação a serem os protagonistas da ação, criando a tecnologia e não apenas consumidores. Essa questão mexeu com a autoestima dos alunos? O que foi observado?

Jeozadaque Marcos: A participação e engajamento dos estudantes nessas atividades foi um fato que surpreendeu positivamente o professor e a até mesmo a coordenação. Pois, estudantes que eram pouco participativos e produtivos nas aulas foram descobertos como protagonistas. Se sentiram motivados à medida que puderam compreender os conceitos abstratos da Eletricidade de forma lúdica e divertida.

Microkids Tecnologia: Em relação ao desenvolvimento do projeto, os temas trabalhados perpassaram os muros da escola? Observaram o envolvimento familiar?

Jeozadaque Marcos: Alguns estudantes relataram a participação de familiares, ao levarem seus projetos para casa. Muitos deles têm irmãos mais novos que ficaram entusiasmados com o experimento realizado e também quiseram se divertir. Outros estudantes, ao levar o material para casa, aproveitaram para aperfeiçoar o projeto, melhorando a construção, o design e a complexidade.

Microkids Tecnologia: Qual é a importância da tecnologia desenvolvida integrada com as demais disciplinas?

Jeozadaque Marcos: As competências e habilidades desenvolvidas vão além dos objetivos específicos da Física, da área de Ciências da Natureza, uma vez que percebemos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais: trabalhar de modo colaborativo, auxiliar o colega na aprendizagem, ser solidário, usar a criatividade, ter persistência. Os materiais favorecem também o aprimoramento de habilidades motoras (motricidade fina), pois os componentes são pequenos e exigem certa destreza e cuidado no seu manuseio. Essas características favorecem a concentração, a paciência e colaboram para a aprendizagem por meio de situações-problema e solução de desafios.

Microkids Tecnologia: A tecnologia educacional estimula e facilita o aprendizado?

Jeozadaque Marcos: Muito! Uma das evidências do aprendizado e motivação dos estudantes é a demonstração da satisfação deles ao conseguirem finalizar a montagem do projeto e perceberem o quanto a aprendizagem pode ser prazerosa e divertida.

Compartilhe esse conteúdo

Preencha o formulário e entre em contato conosco

Não perca nada! Receba nossas atualizações