Nas escolas do município de Sooretama, as aulas acontecem de forma lúdica e brincando
No mês de conscientização da sociedade em relação ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, uma ação importante na educação se destaca em relação a essa problemática. Nas escolas da rede municipal de ensino, no município de Sooretama, estudantes da educação infantil e do ensino fundamental já aprenderam sobre a importância da segurança no trânsito.
Nas escolas EMEF Pedro Balbino de Menezes e na EMEF Álvaro Marques de Oliveira, no município de Sooretama, os alunos estão aprendendo sobre educação no trânsito de uma forma inusitada: brincando! É isso mesmo.
O jogo ‘Fazendo o Trânsito Legal’ é um kit pedagógico que oferece, de forma interativa, informações sobre o trânsito para o desenvolvimento de atitudes e ações responsáveis de segurança e preservação da vida. Além disso, é possível formar instrutores mirins capazes de disseminarem a educação para o trânsito dentro e fora da escola.
Para a secretária municipal de Educação, Bruna da Silva, o trânsito seguro é uma preocupação global e uma responsabilidade de todos os cidadãos e a educação desempenha um papel crucial na formação de comportamentos seguros, desde a infância.
“Implantamos o kit pedagógico ‘Fazendo o Trânsito Legal’ e com a ajuda desse material educativo, por meio de brincadeiras e de atividades lúdicas, os alunos conhecem as principais regras de trânsito e são convidados a levar a frente este conhecimento reeducando, inclusive, as famílias e construindo um trânsito mais harmônico e com mais segurança”, ressaltou.
Por meio do projeto, os alunos são envolvidos no jogo dinâmico onde são abordados temas como: o trânsito, segurança no trânsito, regras em respeito no trânsito, pedalar com segurança, o direito de ir e vir de todo cidadão. “Alguns temas transdisciplinares, como direitos humanos e cidadania, família em respeito, educação ambiental, também são trabalhados com os alunos”, segundo a coautora da linha Microkids, Fernanda Ludgero.
Também fazem parte do conteúdo o ato de transitar, o trânsito consciente, sinalizações e infrações, acessibilidade e cidadania. Por meio do material pedagógico, quando o assunto é a acessibilidade no trânsito, uma infinidade de pontos devem ser analisados na hora de jogar: como, por exemplo, usar a vaga reservada para idosos com deficiência, estacionar em frente a rampas de cadeirantes, construção de rampas para cadeirantes em locais públicos, assentos preferenciais para idosos com deficiência, gestantes. Pontos como obesos e pessoas com crianças de colo e transportes públicos também são trabalhados, entre outras questões que poderão ser levantadas no momento da discussão entre professores, mediadores e estudantes.
Tecnologia Desplugada
O jogo está inserido no conceito de computação desplugada. Essa técnica consiste em ensinar fundamentos da computação, por meio de atividades sem uso do computador. Esses recursos permitem a troca de experiências entre educadores e estudantes, oferecendo estratégias para a utilização do jogo de tabuleiro, cujo foco é causar reflexões sobre o respeito às regras de trânsito. São abordados também os assuntos: importância do uso dos entes de segurança, andar na faixa de pedestre, desenvolvendo no aluno a capacidade de ouvir, observar e tomar os devidos cuidados com a vida.
Coautora da linha Microkids, Fernanda Ludgero.
Secretária de Educação de Sooretama, Bruna da Silva.
Alunos do ensino fundamental do município de Sooretama participando do jogo em um tabuleiro humano.
Kit pedagógico utilizado pelos alunos. ‘Fazendo o Trânsito Legal – Nível l e Nível ll
Kit pedagógico utilizado pelos alunos. ‘Fazendo o Trânsito Legal – Nível l e Nível ll
Informações à Imprensa:
imprensa@microkids.com.br