8. CONTEÚDOS A SEREM ENVIADOS
8.1 Termo de Adesão da Escola
Envio do termo de adesão da escola para o e-mail concurso@microkids.com.br até o dia 28 de Julho. No termo de adesão deve conter os nomes dos alunos que irão participar do concurso, assim como a assinatura e o carimbo escolar para autorização.
8.2 Autorização assinada pelo responsável
A Ficha de Autorização precisa estar assinada pelo responsável do aluno e, junto com outros documentos necessários, ser enviada por e-mail até o dia 31 de Agosto.
8.3 Planejamento
O planejamento do game poderá ser desenvolvido em um editor de texto e salvo nas extensões pdf, doc, docx ou odt. O arquivo deverá ser enviado para o e-mail concurso@microkids.com.br.
Algumas etapas são necessárias na construção do game e o planejamento é uma delas. Ao planejar estabelecemos qual o objetivo, tema central, fases, personagens, pontuação entre outros. Por meio deste planejamento sistematizado, o projeto deverá ser apresentado. Sendo assim, todos os participantes deverão elaborar um planejamento e enviar para a equipe Microkids contendo no mínimo as seguintes informações:
8.4 Making Of
Os alunos participantes deverão fazer um vídeo making of, com informações que mostrem o processo de realização da atividade e depoimentos dos participantes. O vídeo making of deverá ter um tempo mínimo de 1minuto e máximo de 3 minutos. Todos os integrantes devem se apresentar identificados com crachás contendo o nome do aluno e da escola no vídeo.
Os vídeos deverão ser enviados até o dia 31 de Agosto para o contato: concurso@microkids.com.br, caso necessário, poderá ser entregue por meio de link de ftp para download, ou publicar no YouTube ou CD-Rom via correio (respeitando a data de chegada do arquivo - 31 de agosto).
8.5 Projeto do Game
É importante o envio do projeto de desenvolvimento do Game, ou seja, o arquivo do jogo com todas as imagens e comandos utilizados no mesmo.
Para o software Game Editor, é preciso enviar a pasta data e o arquivo com extensão .ged; quanto ao Game Maker, o envio do arquivo com extensão .gmk. O Kodu Game Lab envio com extensão .kodu
Este projeto precisa ser enviado até o dia 18 de Setembro.
8.6 Executável do Game
Após a finalização do projeto este precisará ser compilado, gerando o executável do Game (.exe). É importante que o envio do arquivo seja feito até o dia 18 de Setembro. Aguarde ou solicite a confirmação de recebimento, pois por se tratar de um arquivo executável muitas vezes pode ser bloqueado pelo sistema sendo considerado como spam.
O arquivo gerado pelo software Kodu game Lab não possui exe, neste caso basta enviar o arquivo com extensão .kodu2.
9 - MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Os games produzidos serão avaliados e votados por:
1. Júri Oficial/Técnico
2. Júri Popular
9.1 Etapas de Julgamento:
9.2.1 Júri Oficial/Técnico
9.2.2 Júri Popular
Atenção a votação online não determina o vencedor.
9.2 Os Critérios:
Será levado em consideração os seguintes critérios:
Os jogos e aplicativos serão analisados com o objetivo de verificar se estão adequados aos aspectos formais do regulamento. Aqueles que não apresentarem conformidade com esses aspectos serão considerados nulos e ficarão imediatamente desclassificados e impedidos de concorrer aos prêmios, os jogos que:
10 - INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Os casos de desempate em qualquer dos itens de premiação, bem como os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela Microkids.
As informações estarão disponíveis no site www.microkids.com.br
Para informações complementares, entre em contato com nosso atendimento online suporte@microkids.com.br ou via telefone (27) 3339-8283.
Já estamos na torcida pelo seu sucesso. Participe!
A vida tem mais imaginação do que carregamos dentro dos nossos sonhos.
Ficha de Inscrição
Ficha de Autorização
Termo de Adesão
da Escola
1 - O CONCURSO
Visando a integração e participação de nossos alunos o Sistema Microkids lança o Concurso de Criação de Games MK 2017, com a intenção de ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem por meio da criação de jogos, transformando o aluno em produtor de conhecimento ao invés de mero espectador.
Este concurso é destinado aos alunos do Fundamental I e II das escolas conveniadas ao Sistema Microkids, que utilizam a Coleção Microkids com Livros do 5º e 6º Ano, 8º e 9º ano, e/ou Projeto ETC Brincando com Códigos Kodu, Viver Perigosamente ou Brincando com Código 2 com os softwares Kodu Game Lab, Game Maker ou Game Editor.
Todos os documentos solicitados deverão ser devidamente identificados e enviados pelo professor(a) responsável para o e-mail concurso@microkids.com.br
A temática do game deverá ser de cunho educacional. Os alunos participantes têm a missão de escolher um assunto relacionado ao meio ambiente, saúde, esporte, cultura, cidadania, etnia entre outros assuntos que esteja a favor de seus projetos. Ao professor, fica o comprometimento de acompanhar, motivar e orientar cada equipe sem intervenção direta no processo de construção.
2 - OBJETIVOS
3 - JUSTIFICATIVA
Tendo em vista os recentes estudos e eventos que discutem mundialmente a importância dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem, sentimos a necessidade de promover uma atividade que trabalhe aspectos relativos à promoção das habilidades e do desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Os games na educação contribuem a construção do conhecimento de maneira atrativa e interativa, com o objetivo de colaborar com o processo de ensino e de aprendizagem que promovam vivências de significado de acordo com a realidade.
Na verdade, crianças e adolescentes da era digital, já possuem contato com as mais diversas esferas das tecnologias da informação e da comunicação. De acordo com o autor Lévy as crianças saberão produzir sons e imagens com os computadores e acrescenta que "os procedimentos intelectuais, os caminhos do pensamento serão para elas uma matéria-prima perceptível a ser continuamente transformada”.
A utilização dos games como prática educativa ainda não é muito explorada pelo ensino formal, e possivelmente essa falta de popularidade deve-se também a uma relação antiga na educação: diversão x 2 aprendizagem. Por isso, se torna válido discutir a importância em se incorporar o lazer às mais diversas modalidades da educação. Existe ainda uma referência de que atividades lúdicas estão ligadas apenas à educação infantil e às séries iniciais. Antunes acredita que no jogo, além da simples disputa entre um grupo de pessoas, exista um estímulo ao apropriamento cognitivo e aos desafios da vida.
Neste contexto, as discussões sobre a utilização dos games na educação devem iniciar pelo lado da educação e não dos jogos, pois a tecnologia deve estar a favor das ações educativas e não o contrário.
Com uma proposta educacional do uso do jogo, os alunos desenvolverão capacidades úteis para a sua vida em sociedade, bem como planejar ações antecipadamente, selecionar informações de acordo com os critérios estabelecidos, tomar decisões, organizar, relacionar e interpretar dados dispostos de diferentes formas e linguagens, desenvolver o raciocínio baseado em hipóteses e deduções, enfrentar situações problemas e socializar as decisões.
Vale ressaltar que o projeto se torna mais interessante e mais fácil de ser planejado, quando acontece de maneira interdisciplinar, contando com a colaboração de todos. É importante que os objetivos pedagógicos do concurso de Games fiquem bem claros para os alunos, para que a atividade não se torne apenas um momento de descontração.
A participação em equipe é uma oportunidade para os alunos perceberem a importância do trabalho desenvolvido em grupo, valorizando também as aptidões de cada um.
4 - PARTICIPANTES
Os alunos participantes serão divididos em 2 modalidades de acordo com os requisitos:
A inscrição é individual ou em dupla e apenas 1 professor* como orientador.
O aluno que possuir o livro ou projetos nas 2 modalidades deverá optar por apenas uma.
*O professor pode ser o orientador de vários alunos.
5 - INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA
6 - PREMIAÇÃO
A premiação é por modalidade e individual, de acordo com as seguintes colocações:
1º Lugar de Destaque
10 Primeiros Lugares
Caso seja uma dupla a vencedora, cada aluno inscrito receberá a premiação individualmente.
A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos.
Todos os alunos participantes do concurso receberão certificado.
7 - REGULAMENTO
® 2017 - Microkids | Concursos Microkids 2017 - Todos direitos reservados.