8. CONTEÚDOS A SEREM ENVIADOS

 

8.1 Termo de Adesão da Escola

 

Envio do termo de adesão da escola para o e-mail concurso@microkids.com.br até o dia 28 de Julho. No termo de adesão deve conter os nomes dos alunos que irão participar do concurso, assim como a assinatura e o carimbo escolar para autorização.

 

8.2 Autorização assinada pelo responsável

 

A Ficha de Autorização precisa estar assinada pelo responsável do aluno e, junto com outros documentos necessários, ser enviada por e-mail até o dia 31 de Agosto.

 

8.3 Planejamento

 

O planejamento do game poderá ser desenvolvido em um editor de texto e salvo nas extensões pdf, doc, docx ou odt. O arquivo deverá ser enviado para o e-mail concurso@microkids.com.br.

Algumas etapas são necessárias na construção do game e o planejamento é uma delas. Ao planejar estabelecemos qual o objetivo, tema central, fases, personagens, pontuação entre outros. Por meio deste planejamento sistematizado, o projeto deverá ser apresentado. Sendo assim, todos os participantes deverão elaborar um planejamento e enviar para a equipe Microkids contendo no mínimo as seguintes informações:

  1. Nome do aluno e Escola
  2. Nome do Jogo
  3. Gênero do Jogo
  4. Classificação (público alvo)
  5. Roteiro
  6. Personagens
  7. Pontos culminantes
  8. Objetivo
  9. Ferramenta utilizada
  10. Trilha sonora utilizada

 

8.4 Making Of

 

Os alunos participantes deverão fazer um vídeo making of, com informações que mostrem o processo de realização da atividade e depoimentos dos participantes. O vídeo making of deverá ter um tempo mínimo de 1minuto e máximo de 3 minutos. Todos os integrantes devem se apresentar identificados com crachás contendo o nome do aluno e da escola no vídeo.

Os vídeos deverão ser enviados até o dia 31 de Agosto para o contato: concurso@microkids.com.br, caso necessário, poderá ser entregue por meio de link de ftp para download, ou publicar no YouTube ou CD-Rom via correio (respeitando a data de chegada do arquivo - 31 de agosto).

 

8.5 Projeto do Game

 

É importante o envio do projeto de desenvolvimento do Game, ou seja, o arquivo do jogo com todas as imagens e comandos utilizados no mesmo.

Para o software Game Editor, é preciso enviar a pasta data e o arquivo com extensão .ged; quanto ao Game Maker, o envio do arquivo com extensão .gmk. O Kodu Game Lab envio com extensão .kodu

Este projeto precisa ser enviado até o dia 18 de Setembro.

 

8.6 Executável do Game

 

Após a finalização do projeto este precisará ser compilado, gerando o executável do Game (.exe). É importante que o envio do arquivo seja feito até o dia 18 de Setembro. Aguarde ou solicite a confirmação de recebimento, pois por se tratar de um arquivo executável muitas vezes pode ser bloqueado pelo sistema sendo considerado como spam.

O arquivo gerado pelo software Kodu game Lab não possui exe, neste caso basta enviar o arquivo com extensão .kodu2.

 

9 - MÉTODO DE AVALIAÇÃO

 

Os games produzidos serão avaliados e votados por:

 

1. Júri Oficial/Técnico

  • Equipe pedagógica e tecnológica do Sistema Microkids.

2. Júri Popular

  • O voto popular acontecerá por meio das nossas mídias sociais nos dias 26 a 29 de Setembro às 14h. Os games serão exibidos nas redes sociais Microkids para conhecimento de todos. O julgamento não acontecerá através de nota, mas sim pelo número de votos.

 

9.1 Etapas de Julgamento:

 

9.2.1 Júri Oficial/Técnico

  • Planejamento - 0 a 10 pontos
  • Making of - 0 a 10 pontos
  • Projeto de Game - 0 a 30 pontos
  • Produto final (formato .exe) - 0 a 30 pontos

 

9.2.2 Júri Popular

  • Após o Júri técnico avaliar, os games pré-selecionados estarão abertos para votação pelo Júri Popular.
  • A pontuação para o vencedor no Júri Popular é de 20 pontos.
  • Em caso de empate, a decisão será do Júri técnico.
  • Os jogos que obtiverem as melhores médias de pontuação serão considerados vencedores.

 

Atenção a votação online não determina o vencedor.

 

9.2 Os Critérios:

Será levado em consideração os seguintes critérios:

  • Originalidade
  • Inovação
  • Jogabilidade
  • Correlação com a temática do Concurso.
  • Jogo de cunho educacional

 

Os jogos e aplicativos serão analisados com o objetivo de verificar se estão adequados aos aspectos formais do regulamento. Aqueles que não apresentarem conformidade com esses aspectos serão considerados nulos e ficarão imediatamente desclassificados e impedidos de concorrer aos prêmios, os jogos que:

  • Contenham dados incorretos ou que, de qualquer modo, contenham informações incompletas ou, que apresentem algum tipo de erro ou de inadequação ao disposto neste Regulamento.
  • Possuam conteúdo considerado inapropriado ou contenham palavras e/ou expressões de baixo calão, contrárias à moral e aos bons costumes.
  • Agridam a imagem, direta ou indiretamente do Sistema Microkids ou de terceiros.
  • Contenham indícios de plágio. - Não atendam as especificações exigidas e/ou quaisquer outras disposições deste Regulamento.
  • Não será permitido, em qualquer hipótese, o uso de quaisquer expressões, sinais ou palavras contrárias à moral e aos bons costumes, bem como termos que ofendam a honra ou imagem de pessoas, produtos, empresas ou natureza, meio ambiente, espaços físicos e afins, sinais ou palavras que ofendam a liberdade de consciência, religião, sexo, ideia ou sentimentos das pessoas ou associações, uso de marca de empresas, sinais de pessoas/personalidades notórias, ou de partidos políticos, incentivo a maus costumes, violência, apontamento preconceituoso, constrangedor, pornográfico ou semelhante.

 

10 - INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

Os casos de desempate em qualquer dos itens de premiação, bem como os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela Microkids.

As informações estarão disponíveis no site www.microkids.com.br

Para informações complementares, entre em contato com nosso atendimento online suporte@microkids.com.br ou via telefone (27) 3339-8283.

 

Já estamos na torcida pelo seu sucesso. Participe!

 

A vida tem mais imaginação do que carregamos dentro dos nossos sonhos.

 

Ficha de Inscrição

Ficha de Autorização

Termo de Adesão

da Escola

1 - O CONCURSO

Visando a integração e participação de nossos alunos o Sistema Microkids lança o Concurso de Criação de Games MK 2017, com a intenção de ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem por meio da criação de jogos, transformando o aluno em produtor de conhecimento ao invés de mero espectador.

Este concurso é destinado aos alunos do Fundamental I e II das escolas conveniadas ao Sistema Microkids, que utilizam a Coleção Microkids com Livros do 5º e 6º Ano, 8º e 9º ano, e/ou Projeto ETC Brincando com Códigos Kodu, Viver Perigosamente ou Brincando com Código 2 com os softwares Kodu Game Lab, Game Maker ou Game Editor.

Todos os documentos solicitados deverão ser devidamente identificados e enviados pelo professor(a) responsável para o e-mail concurso@microkids.com.br

 

A temática do game deverá ser de cunho educacional. Os alunos participantes têm a missão de escolher um assunto relacionado ao meio ambiente, saúde, esporte, cultura, cidadania, etnia entre outros assuntos que esteja a favor de seus projetos. Ao professor, fica o comprometimento de acompanhar, motivar e orientar cada equipe sem intervenção direta no processo de construção.

 

2 - OBJETIVOS

  • Enriquecer a prática educativa;
  • Utilizar a tecnologia como uma maneira de alavancar as possibilidades de ensino e de aprendizagem, voltadas também para o mercado de trabalho;
  • Contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes;
  • Aproximar alunos e professores das novas tecnologias educacionais;
  • Estimular os alunos a produção de conhecimento e fomentar a criatividade durante as atividades de informática educativa;
  • Desenvolver estratégias de trabalho em equipe, valorizando as aptidões de cada aluno;
  • Aprender linguagens e códigos digitais.

 

3 - JUSTIFICATIVA

Tendo em vista os recentes estudos e eventos que discutem mundialmente a importância dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem, sentimos a necessidade de promover uma atividade que trabalhe aspectos relativos à promoção das habilidades e do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Os games na educação contribuem a construção do conhecimento de maneira atrativa e interativa, com o objetivo de colaborar com o processo de ensino e de aprendizagem que promovam vivências de significado de acordo com a realidade.

Na verdade, crianças e adolescentes da era digital, já possuem contato com as mais diversas esferas das tecnologias da informação e da comunicação. De acordo com o autor Lévy as crianças saberão produzir sons e imagens com os computadores e acrescenta que "os procedimentos intelectuais, os caminhos do pensamento serão para elas uma matéria-prima perceptível a ser continuamente transformada”.

A utilização dos games como prática educativa ainda não é muito explorada pelo ensino formal, e possivelmente essa falta de popularidade deve-se também a uma relação antiga na educação: diversão x 2 aprendizagem. Por isso, se torna válido discutir a importância em se incorporar o lazer às mais diversas modalidades da educação. Existe ainda uma referência de que atividades lúdicas estão ligadas apenas à educação infantil e às séries iniciais. Antunes acredita que no jogo, além da simples disputa entre um grupo de pessoas, exista um estímulo ao apropriamento cognitivo e aos desafios da vida.

Neste contexto, as discussões sobre a utilização dos games na educação devem iniciar pelo lado da educação e não dos jogos, pois a tecnologia deve estar a favor das ações educativas e não o contrário.

Com uma proposta educacional do uso do jogo, os alunos desenvolverão capacidades úteis para a sua vida em sociedade, bem como planejar ações antecipadamente, selecionar informações de acordo com os critérios estabelecidos, tomar decisões, organizar, relacionar e interpretar dados dispostos de diferentes formas e linguagens, desenvolver o raciocínio baseado em hipóteses e deduções, enfrentar situações problemas e socializar as decisões.

Vale ressaltar que o projeto se torna mais interessante e mais fácil de ser planejado, quando acontece de maneira interdisciplinar, contando com a colaboração de todos. É importante que os objetivos pedagógicos do concurso de Games fiquem bem claros para os alunos, para que a atividade não se torne apenas um momento de descontração.

A participação em equipe é uma oportunidade para os alunos perceberem a importância do trabalho desenvolvido em grupo, valorizando também as aptidões de cada um.

 

4 - PARTICIPANTES

Os alunos participantes serão divididos em 2 modalidades de acordo com os requisitos:

  • Modalidade Grupo 1 Kodu 3D: alunos que utilizam os livros do 5º e 6º Ano da coleção Microkids, e/ou Projeto ETC Brincando com Códigos Kodu com o software Kodu Game Lab.
  • Modalidade Grupo 2 Games: alunos que utilizam a coleção Microkids Livros do 8º e 9º ano; e/ou Projeto ETC Viver Perigosamente ou Brincando com Código 2 com o software Game Maker ou Game Editor.

 

A inscrição é individual ou em dupla e apenas 1 professor* como orientador.

O aluno que possuir o livro ou projetos nas 2 modalidades deverá optar por apenas uma.

*O professor pode ser o orientador de vários alunos.

 

5 - INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA

  • 13 Junho a 18 de Agosto – As inscrições estarão abertas. O professor/orientador deverá preencher o Termo de Adesão com os nomes e séries dos alunos e carimbo da escola, em seguida enviar para o e-mail concurso@microkids.com.br, e aguardar um e-mail de confirmação.
  • 31 de Agosto – Entrega do Planejamento do Jogo, Making Of e Ficha de Autorização assinada pelo responsável (Importante documento, sem ele o aluno não concorrerá).
  • 18 de Setembro – Prazo final para entrega de todos os documentos: Até essa data, todos os demais pré-requisitos deverão ser enviados como: o projeto (código fonte) e o executável do game (esses conteúdos são descritos no item 7 - Regulamento).
  • 26 a 29 de Setembro às 14h - Período de votação do Júri Popular.

 

6 - PREMIAÇÃO

A premiação é por modalidade e individual, de acordo com as seguintes colocações:

 

1º Lugar de Destaque

  • Aluno(a): 01 Tablet 7’ e 01 Kit Microkids;
  • Certificado de Menção Honrosa;
  • Orientador/Professor: 01 Tablet 7’ e 01 Kit Microkids;
  • Escola: Troféu de vencedor do V Concurso de Criação de Games.

 

10 Primeiros Lugares

  • Medalha de ouro para os 10 primeiros lugares que obtiverem as maiores notas e votação.
  • Certificado de Menção Honrosa.

 

Caso seja uma dupla a vencedora, cada aluno inscrito receberá a premiação individualmente.

A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos.

Todos os alunos participantes do concurso receberão certificado.

 

7 - REGULAMENTO

  • O desenvolvimento do jogo é apenas de cunho educacional;
  • Poderão participar apenas alunos matriculados nas escolas parceiras do Sistema Microkids;
  • O aluno inscrito precisa estar utilizando a Coleção Microkids ou os Projetos ETC (Viver Perigosamente, Brincando com Códigos Kodu ou Brincando com Códigos 2);
  • A ficha de inscrição dos participantes deverá estar preenchida corretamente;
  • Só irão concorrer os participantes que entregarem todos os conteúdos solicitados do concurso como: Ficha de Autorização assinada pelo responsável, Planejamento, Making of, o projeto de desenvolvimento e o executável do game;
  • É imprescindível que o desenvolvimento do game seja feito somente pelos alunos, com apenas a orientação do professor responsável;
  • Serão aceitos apenas jogos desenvolvidos nos softwares Game Maker ou Game Editor e Kodu Game Lab de acordo com as modalidades estabelecidas no item 4 - Público Alvo;
  • A Equipe Microkids poderá utilizar os nomes, fotos, vídeos e imagens dos participantes em suas mídias sociais para divulgação, sem que seja devido aos participantes qualquer remuneração em decorrência desta utilização, conforme documento de autorização;
  • O prêmio é pessoal, intransferível e não poderá ser convertido, total ou parcialmente, em dinheiro, nem ser cedido e/ou transferido para outrem;
  • Os participantes deste concurso serão considerados cientes de todas as regras e objetivos desta competição, portanto, conhecedores dos seus direitos e deveres;
  • Os games produzidos serão avaliados pelos especialistas em tecnologia educacional da equipe técnica e pedagógica que compõem o Sistema Microkids.

 

 

REGULAMENTO DO CONCURSO

® 2017 - Microkids | Concursos Microkids 2017 - Todos direitos reservados.